Liquidity Pools no DeFi. O que é isso?


tiopatinhas.png
fonte


Liquidity pools ou Piscinas de liquidez é onde o ecossistema das finanças descentralizadas encontram liquidez. Ou seja, onde está o fluxo de caixa. Essa é uma das principais características das finanças descentralizadas.

Diferente de sistema financeiro tradicional onde o banco central faz sua expansão monetária com a emissão de dinheiro, entregando para os bancos privados e públicos o dinheiro para que esses "viabilizem" para as empresas (“os amigos do rei” primeiro) e consequentemente através de empréstimos chegam aos cidadãos comuns. O DeFi não conta com essa facilidade. Toda liquidez que existe nas plataformas DeFi são ofertadas pelos participantes.

E como funciona isso?

Você pega seu dinheiro e colocar em uma piscina de liquidez. Quando você faz isso, você está ofertando liquidez para a plataforma. Em troca dessa oferta, você passa a ter direito a um percentual das taxas pagas por quem tomo dinheiro da piscina em que você ofertou seu dinheiro. Você receber um percentual proporcional ao valor que você deixou na piscina. Um percentual fica para a plataforma e parte dele é distribuído. Em outras palavras, você faz o papel de “banco central” oferecendo liquidez. Mas não oferece para um terceiro (“o banco”). Oferece diretamente para outra pessoa.

Estendendo o racional

O banco recebe do dinheiro do banco central, faz empréstimo para empresas e pessoas físicas. Cobram uma taxa de juros escorchantes e pesadas, principalmente no varejos (o cidadão comum). Oferecem um serviço péssimo. E quando oferecem um serviço razoável, você fica admirado e convida pessoas para "usar os serviços" do banco. E fica feliz com isso. Afinal, oferecer um lugar menos ruim acaba sendo melhor.

Na outra ponta, você pega seu dinheiro e deposita no banco. E para que o seu dinheiro não fique parado, decide fazer um investimento. E recebe 3% a.a. (ao ano) de juros, quando não muito menos.

O banco pega seu dinheiro, empresta para outras pessoas cobrando justos de 18% a.m. (ao mês). No primeiro mês ele tirou o valor para compensar você pelo empréstimo e ainda obteve um excelente lucro. E o restante dos 11 meses que a pessoa pegou de empréstimo fica de lucro para o banco.

No Brasil, apenas 5 ou 6 bancos contém todo o crédito do país. E são os recordistas de lucros. Essa é uma amostra bem simplificada de todo o processo.

No mundo DeFi, não existe esse terceiro: O banco.
Quando você coloca seu dinheiro na piscina de liquidez, a plataforma através de contratos inteligente funciona de seguinte maneira:

  1. Toma o dinheiro da piscina de liquidez.
  2. Paga imediatamente o percentual correspondente a taxa de compensação.
  3. Cobra a taxa de quem tomou o dinheiro.
  4. Entrega o dinheiro a quem tomou.

É simples e direto. Quando você ouvir o termo “Pools de Liquidez”, “Piscinas de liquidez”, “Liquidity Pools”. Ou, no caso da plataforma CubFinance, Dens... É esse o conceito por trás.

Quando você faz trocas de moedas nas DEX (Decentralized Exchange) é através desse processo que isso é possível. E você recebe imediatamente suas recompensas. Ou de acordo com o tipo de piscina que participa pode retirar suas recompensas no tempo determinado do contrato inteligente.

Sempre que for participar desse processo, você precisa se informar das condições de recompensas do contrato que vais participar.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
4 Comments
Ecency